terça-feira, 23 de junho de 2015

Horta em casa- Parte 2

Sou louca pela minha mini horta na varanda. Vejam que fofa!



Além de ser linda, é extremamente terapeutica e prática, pois tenho ervas frescas todos o dias para as minhas aventuras na cozinha.

Ter uma horta não precisa ser dificil. Você pode ter uma hortinha como a minha, uma menor ou até pode também fazer algo bem mais elaborado. A escolha é sua.

Antes de pensar em ter uma horta, avalie se tem condição para isto. É essencial:

1) Ter pelo menos 3 horas de sol diariamente;
2) Ter alguém para regrar a horta pelo menos a cada 2 dias.

Sem essas coisas a sua horta não vingará e você será uma bela assassina de ervas :-D
Por sorte, são coisas fáceis de encontrar por enquanto; sol, água...e se você curte cozinhar, vale MUITO a pena. Escolha um local ventilado que pegue sol abundante e mãos à obra!

Como começar: 

Manjericão é um ótimo começo. É lindo, bem humorado e muito saboroso. Hortelã e tomilho são fáceis também.

Se for a sua primeira horta, comece com mudas ao invés de semente. Sementes são para os veteranos ;-)

1) Faça um dreno: se não o fizer, as suas plantas apodrecerão. Verifique que o vaso tem furos no fundo. Se não tiver, fure-a usando uma faca ou uma furadeira. Cubra o fundo do vaso com argila expandida e manta sintética (disponíveis ems loja de bricolagem e chácaras). Se não tiver manta ou não quer usá-la, coloque uma camada mais grossa de pedras decorativas no fundo e dispense a manta. Você também pode intercalar pedaços de telha e areia como na imagem ilustrativa abaixo.



2) Use substrato e não terra: Substrato é terra já preparada para plantio com hummus de minhoca ou adubo orgânico, já acrescida de minérios e nutrientes. É possivel comprar subextrato em qualquer loja de planta ou em grandes hipermercados como o Carrefour. Existem substratos para todo tipo de planta. Procure substrato de horta ou terra adubada. Quanto mais escura a terra, mais rica ela é.




3) Retire sua muda do pote inicial e encaixe-a em um belo vaso cheio e terra rica. Após o plantio, enxarque o vaso totalmente para tirar os bolsões de ar. Existem mudas que vem em potes organicos que apenas precisam ser encaixadas no buraco. Pratico, não?




Algumas informações bem básicas.

A planta crescerá de acordo com o tamanho do vaso. Não espere uma super planta em um vasinho. O vaso em que a planta é vendida não é apropriada e deve ser trocada imediatamente. Para uma planta sustentável por pelo menos 6 meses, use um vaso de 2kg de terra. Agora, se quiser um arbusto ou uma planta que dure a médio ou longo prazo, precisará de um vaso que comporte pelo menos 10kg de terra.  Abaixo, uma foto do meu manjericão majestoso!




O essencial para os amantes de cozinha: Manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim.

Outras opções muito interessantes: hortelã, variações de manjericão (roxo, basílico, petit.), salsinha, coentro, aipo, boldo, cebolinha, ciboulette e pimentas variadas.  

Horta em casa é tudo de bom! Se morar em um lugar apertado, uma boa opção é a horta vertical. Já vi ideas muito criativas em tubos de PVC, em calha,  em PET; já vi muda dentro de coco seco! Vejam algumas fotos que achei.





Sejam criativas, mas não deixem de fazer! Um beijo!

3 comentários:

  1. Eu sempre quis ter uma horta, acho o máximo. Tenho algumas plantas mas não são comestíveis. Tenho uma filha de 10 anos que detesta folhas, me sinto um pouco culpada pois acho que não ofereci tanto quando deveria. E agora tive uma menina que tá com 10 meses e não quero repetir. Vou tentar seguir suas dicas. Obrigada!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ana Paula! E olha, em geral, crianças estranham pedacinho de verde "boiando" em sua comida. Quanto mais cedo começar, melhor! Eu sivo tudo com salsinha e cebolinha picada por cima. Eu até tiro, mas sirvo assim para que ela se acostume a ver o verde na comida como algo normal. Beijos!

      Excluir
    2. Isso mesmo Ana Paula! E olha, em geral, crianças estranham pedacinho de verde "boiando" em sua comida. Quanto mais cedo começar, melhor! Eu sivo tudo com salsinha e cebolinha picada por cima. Eu até tiro, mas sirvo assim para que ela se acostume a ver o verde na comida como algo normal. Beijos!

      Excluir