quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Farinhas e grãos para bebês- Fuja dos instantâneos!



Como a Helena já está liberada para comer mingauzinho, fui a procura de uma farinha de arroz ou aveia para engrossar migau de fruta.

Como a maioria já sabe, escolhi uma dieta livre de açucar para a Helena e isto está provando ser mais dificil do que imaginei inicialmente.

Uma das coisas mais importantes que aprendi nesses últimos tempos foi: leia o rótulo de produtos!

Fui em 3 supermercados grandes da região. Em duas, não encontrei opção de farinha de arroz sem açucar. Mucilon e todas as suas variações contém açucar e aditivos artificiais.

Foi só no terceiro supermercado que encontrei o mingauzinho de arroz da Yoki, livre de açucar e outros aditivos.

Uma outra opção, caso não encontre farinha pura, é moer o grão do arroz integral a seco no liquidificador ou triturador. Isso funciona muito bem para aveia também. Use sempre a aveia de floco grosso e triture para utilizar em papinhas e mingauzinhos.

Na hora de planejar os mingaus e papinhas, opte por fruta para adoçar ao invés de usar o açucar. Os males do açucar para crianças (e adultos!) já estão mais do que comprovado.

Para preparar mingauzinho, acrescente 2 colheres de sopa de farinha de arroz ou aveia para cada 200g de fruta + 200ml de água filtrada ou mineral. Deixe ferver por 3 minutos, mexendo constantemente.

Veja mais receitas de mingauzinho no blog!

Um comentário:

  1. Super boa ideia, Mary.A aveia ou arroz integral precisam cozinha um pouco mais de tempo, para não ficarem indigestas. Maçãs ou bananas bem maduras são ótimas par adoçar o mingau. Ameixas secas, passas ou damascos também são ótimos adoçantes naturais.

    ResponderExcluir